Anzol de PescaA partir do período Paleolítico, o homem começou a criar armas para que pudesse realizar a caça de forma mais efetiva. Antes disso, paus, pedras e ossos eram as armas utilizadas. Depois, veio a técnica de se bater pedra com pedra e, assim, fazer instrumentos pontiagudos. Seriam utilizados para, entre outras coisas, a caça. Daí para frente, a formulação de armas para esse fim foi ficando cada vez mais sofisticada: arco e flecha, lanças, estilingues além de muitas outras até que se chegasse à arma de fogo que conhecemos hoje.

É importante dizer que os desenvolvimentos dessas armas eram motivados principalmente por duas causas: a caça e a guerra. A seguir, veja a história de alguns dos instrumentos que foram úteis durante milhares de anos à humanidade.

LANÇA

A lança foi, provavelmente, a primeira arma de longo alcance que o homem pôde usar sem precisar atirar nada. Consiste numa vara com uma espécie de faca presa na ponta. Essa ponta cortante era feita com alguma pedra afiada e amarrada. Mesmo com a vinda da manipulação do metal, anos depois, a lança não parou de ser usada, somente aperfeiçoada. É considerada uma arma branca e tem três categorias distintas: a lança curta, o pique e a alabarda. O pique era mais usado na época medieval e era uma lança de, aproximadamente 3 metros, com uma ponta de ferro e era muito usada contra a cavalaria inimiga. Já a alabarda era composta por uma haste pouco menos que o pique e tinha na ponta, lugar de uma ponta afiada, uma espécie de machado. Muito usada nas primeiras pescarias, já que não havia varas de pescar.

ARCO E FLECHA

Essa arma também tem data indefinida e distante para sua possível descoberta. Segundo cientistas, provavelmente seu uso começou na Era Paleolítica, isso porque foram achadas pinturas em cavernas datadas dessa época, que mostravam homens com uso de arcos. É uma arma que faz uso de duas peças: um arco (instrumento curvado e com flexibilidade- tem uma corda, igualmente flexível e amarrada de uma ponta a outra. É usada para lançar a flecha) e a flecha (uma curta e leve estrutura que contém uma ponta afiada). Essa arma era usada para caça mas também era muito utilizada no meio militar: egípcios, gregos, romanos e praticamente todos os grandes exércitos tinham os “arqueiros” (especialistas no tiro de arco e flecha). Na caça é muito útil para abater alvos voadores, pois tem um ótimo alcance, e para atingir peixes. Além de rápido é, de acordo com a habilidade o atirador, preciso.

FUNDA

A arma, também chamada de atiradeira e estilingue, é formada por uma corda dobrada, sendo que no centro dela é depositado o objeto que será lançado. Geralmente, são lançados pedras e objetos pequenos. Também é uma arma de nascimento muito antigo. Existem registros de povos primitivos australianos que faziam uso da funda, assim como o arco era usado para atingir alvos mais distantes. Mesmo com um bom alcance, seu poder é menor do que o arco. Por isso era usado por civilizações antigas para abater pequenos pássaros e outros animais de pequeno porte. A funda ficou eternizada por uma passagem bíblica, na famosa história de Davi e Golias. No relato bíblico, Davi, um pastor sem conhecimentos militares, derrota um gigante do exército filisteu, Golias. O feito foi realizado com Davi usando uma funda e uma pedra para atingir fatalmente Golias na cabeça.

ZARABATANA

Um armamento formado por um cano e dardos. Esses dardos são postos numa extremidade do cano; depois, o atirador usa a força do sopro para faze-los sair pela outra extremidade. Foi muito usado por povos pré-históricos e também pelos índios brasileiros. É uma arma de médio alcance, mas que se torna fatal pelo fato desses dardos servirem para perfurar o alvo e mais que isso: os dardos têm sua pontas fortemente envenenadas. Então, a vítima morre não pelo dardo em si, mas pelo veneno colocado no mesmo. Na caça era usado para abater esquilos, pássaros, macacos e animais de muita força física, os quais não poderiam ser mortos em pequenas distâncias. Por ser uma arma discreta, seu uso militar sempre foi mais relacionado com espionagem ou ações discretas.

TACAPE

Ainda mais antiga que a lança, essa arma é considerada a primeira arma usada para caça ou combate dos homens pré-históricos. O tacape é uma espécie de clava cilíndrica de forma mais alongada, um grande pedaço de madeira ou outro material resistente, que possa ser usado para atingir o animal ou o oponente. Era muito usado por índios brasileiros. O tacape é um tipo de porrete, que conta com muitas classificações (como clava, cassetete e outros). O tacape é apenas uma espécie desse tipo de arma. Na caça, era usado para abater qualquer coisa numa curtade curta distancia, peixes que habitavam em partes rasas de um rio, por exemplo

Topo